terça-feira, 29 de maio de 2012

Hospital Monte Sinai: Exemplo de privatização da Saúde

Se você mora em João Pessoa, já deve ter ouvido falar do Hospital Monte Sinai. É um prédio imponente, localizado numa das áreas mais privilégiadas de Jaguaribe, cujo entorno é repleto de prédios públicos e serviços de saúde. Trata-se de um hospital filantrópico que atende: UNIMED, Bradesco Saúde, SUS e outros convênios privados.

Agora, imagine um hospital onde diferentes tipos de usuários (classificados conforme a forma de pagamento) recebem atendimento. Imagine a forma como é tratado um paciente do SUS quando é internado naquela unidade, e, se for da UNIMED? Será que ambos ficam no mesmo espaço, será que gozam dos mesmos privilégios.

O Hospital Monte Sinai é um exemplo de como poderá ser o atendimento num SUS onde reine a privatização ou, onde a relação entre público e privado se dê dentro de uma mesma estrutura. Nesta unidade hospitalar existem os leitos para o SUS e os Leitos para os demais pacientes; se, fisicamente separados, devemos entender que a razão para tal separação deve ser por critérios médicos, mas não são. Estão diretamente relacionadas com a diferenciação de atendimento entre aqueles que "pagam" diretamente seu tratamento e daqueles que recebem "gratuitamente" assistência pública.

2 comentários:

  1. pois é. Mas nós ainda estamos aqui, e podemos modificar tudo isto. Obrigado pela análise lúcida dos fatos.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Com certeza, nós podemos mudar essa realidade privatista.

    ResponderExcluir

Faça Sua Crítica