sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diferença entre o jornalista e o militante social

Do Sonho às Coisas
O jornalismo é certamente uma das melhores criações da humanidade. Se não houvessem no mundo pessoas comprometidas em difundir as notícias... o que seria de nós. Mas, devemos considerar que o jornalismo profissional tem suas particularidades e, nem sempre, o foco da notícia vai ser o da efetiva justiça social. E, em razão disso, resolvi fazer essa provocação destacando o que considero como sendo a diferença entre o jornalista e o militante social. Bom, trato como militante social, todas aquelas pessoas que estão na luta para promover a justiça social e garantir os direitos de todos que de uma forma ou de outra são vítimas do poder constituído seja do Estado, seja do Capital.

Antes precisamos dizer que o jornalista pode ser um militante social e o inverso também é verdadeiro.

A diferença básica entre o jornalista e o militante é que o primeiro divulgará uma notícia bombástica e investirá nela até onde houver audiência e ela possa trazer-lhe audiência e visibilidade. O militante, diante de uma notícia bombástica ele não descansa enquanto não ver desvendados todos os mistério relacionados com a referida notícia. O militante é capaz de passar anos e anos em busca da verdade e da justiça e não perder o foco em nenhum momento. O jornalista, até por uma questão de sobrevivência, precisa ir atrás da próxima notícia que lhe faça vender seu ofício que lhe gere a renda justa do trabalho realizado.

Veja como envelhecem as notícias! Veja como é absurdo a capacidade de esquecermos de coisas tão graves como é o caso do mensalão, da CPI do fim do mundo e, daqui a pouco, dessa cachoeira de corrupção. Tudo isso graças a uma necessidade jornalistica de sempre procurar a próxima notícia. 

Agora, não vamos achar que o jornalista está errado em procurar a próxima notícia, o próximo escândalo. Nada disso! Esse é o seu ofício. Ele tem como missão lançar para platéia tudo que anda acontecendo por aí. VEJA bem: sem manipulações, sem fabricar notícias. Daí, é obrigação da militância, dos que lutam por justiça social abraçar a causa e lutar com unhas e dentes para que o que foi noticiado seja apurado e que haja a devida consequência.

Assunto: jornalismo político, investigativo; corrupção, cidadania, militância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica