sábado, 5 de maio de 2012

A Maior Liderança Política da Paraíba

Foi Zé e Cássio quem Fez
Nesta semana que finda, o Programa @PolemicaParaiba levantou a questão pra saber quem é a maior liderança política da Paraíba. No primeiro lugar da enquete ficaram reversando os Senador Cássio Cunha Lima e o ex-governador Zé Maranhão. Sinto frustar o voto dos simpatizantes mas, a Maior liderança política da Paraíba é, sem qualquer sombra de dúvidas, o governador Reicardo Coutinho.

Podem fazer o que quiser, podem atacar diariamente o governo, podem explodir denúncias todas as manhãs de corrupção ou de improbidade administrativa, mas, se permanecer a frente do governo é claro que Ricardo Coutinho é e vai continuar sendo a maior liderança política da Paraíba. 

Segue meu entendimento:

Nas eleições de 2010 Cássio teve a grande oportunidade de se tornar a maior liderança política da Paraíba, ou se elegendo governador ou elegendo o Cícero Lucena; porém, ao optar por apoiar o candidato do PSB ele passou a bola para Ricardo Coutinho e também mostrou que era incompetente para formar lideranças dentro de seu próprio partido.

Zé Maranhão por sua vez, poderia a bem da verdade consolidar o título de maior liderança política da Paraíba e arriscar-se a ser a maior de todos os tempos de Nova República mas, alimentou seu carrasco por longo oito anos e, quando tentou sair já era tarde. Além disso, Maranhão faz parte do Partido paraibano que talvez acumule o maior número de traidores e de agentes laranjas nele infiltrados. Pois, a derrota do PMDB no pleito de 2010 foi autopofagia.

Por outro lado, Ricardo Coutinho soube muito bem administrar por oito anos a confiança de um partido que pra ele servia apenas de degrau em seus planos de poder e, além disso, após romper com esse, foi capaz de atrair para si a segunda maior liderança política da Paraíba (pra muitos a primeira) e fazê-la trabalhar ardorosamente para elegê-lo governador. E mais: conseguiu infiltrar no PMDB muita gente para implodir o partido e tirar-lhe a força.

Ricardo Coutinho caminha, caso não ocorra sua queda prematura do governo para se tornar o maior e mais poderoso governante que a Paraíba já teve. E isso o fará não por méritos ou por ser diferente dos seus antecessores, mas simplesmente porque sabe muito bem como administrar a máquina governamental e usar eficientemente os instrumentos de marketing, seja de forma local (nas repartições, nas empresas prestadoras de serviços, etc), seja no interior das instituições públicas.

Enfim, Ricardo Coutinho é a maior liderança política da Paraíba porque conseguiu botar no bolso maior parte do Grupo de Cássio Cunha Lima e dar uma rasteira avassaladora no Grupo político liderado por Zé Maranhão e, por último, também é dono de parte importante do PT (com todo respeito a ala do PT que não se vende).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica