quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nos TTs: #TenhoOrgulhoDeUsarCrack

Poderia até ser que ninguém nunca imaginasse que chegaria esse dia mas, milhões de Brasileiros estão usando duas hastag : #tenhoorgulhodeusarcrack e #EuFumoCrackSimNãoGostoMeLambe. Certamente deve ter chegado ao topo do conta dos indignados e não por conta do número real de usuários de droga. Afinal, bem maior é o número de quem fuma maconha e ainda não via nenhuma hastag assumindo o uso do "matinho".

Aproveitando o debate, ou seria a provocação? Vale a pena destacar que se trata de uma manifestação legítima e necessária para os moralistas de plantão que acreditam que a repressão vai livrar o mundo dos efeitos maléficos provocados pelas drogas, inclusive o Crack. 

O uso de drogas faz parte da cultura humana e, não existiu sociedade conhecida que não tenha feito uso de algum tipo de droga psicotrópica. Por isso mesmo, o modelo globalmente adotado de satanizar algumas drogas, enquanto torna outras uma entidade sagrada, além de ser um debate hipócrita, é terrivelmente inútil para todas as pessoas que por qualquer motivo decidem usar drogas. Porque quem quer vai continuar usando.

Mas, a política de guerra contra as drogas soa bem e é um produto que vende bem para uma sociedade que está entupida de tantos fracassos e tantos fracassados e também igualmente benéfica para transferir para a sociedade as culpas que cabem ou deveriam caber exclusivamente ao Estado.

Saia do senso comum e decida-se a fazer um verdadeiro debate sobre as drogas. A repressão e a satanização dos usuários é um erro grave imposto pela política antidrogas patrocinada pelos Estados Unidos e, em mais de cem anos, só teve um êxito: ampliar o número de vítimas e patrocinar o mercado de armas e de guerras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica