quinta-feira, 31 de maio de 2012

Shopping Mangabeira, Mata Atlântica e uma foice na preservação

A construção do Novo Shopping Mangabeira ainda não deu tudo que deveria ter dado. Certamente que ambientalistas já devem ter calculado o prejuízo que será para o futuro da Mata Atlântica a construção do Shopping Mangabeira no Meio de uma área que poderia ser tranquilamente classificada como CORREDOR ECOLÓGICO.

O fato é que o Novo Shopping pode fazer um corte dentro dos resquícios de Mata Atlântica e, de forma irrecuperável. Além disso, na contramão das ações da Prefeitura Municipal de João Pessoa que tem promovido a desapropriação de áreas estratégicas como a Fazenda Cuiá no Valentina e do Aeroclube da Paraíba, o Governo do Estado está ampliando a ferida na Mata e promovendo algo que nos fará mal a longo prazo em termos ambientais. Ou seja, o govPB e o Sr. Roberto Santiago estão prejudicando um importante respiradouro para Mangabeira, Bancários, José Américo, Água Fria, Jardim Cidade Universitária e toda aquela área.

A quebra desse corredor ecológico que poderia ligar tranquilamente pontos isolados da Mata Atlântica, sobretudo aquele que corta Bancários e Mangabeira.

Ainda que possa haver argumentação para negar o que estou dizendo, estou convencido de que tal qual o Shopping Manaíra promoveu um crescimento desordenado no Bairro do Bessa e Manaíra, o mesmo poderá ocorrer nas áreas que hoje poderiam ser tidas como de preservação permanente ou mesmo transformadas em Parques Ambientais e, depois, é bem capaz de áreas privadas (como as "granjas" hoje existentes nos Bancários") precisem ser desapropriadas para cobrir o prejuízo que a ambição do dono do Shopping promoverá apoiada pelo Sr Ricardo Coutinho e Cássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica