quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cagepa: incompetência ou intencionalidade?

Amigos, vocês já devem ter se questionado das razões que levam uma empresa como a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba - CAGEPA não conseguir ser para o Estado uma empresa rentável. Ora! A Cagepa, assim como já foi um dia a Saelpa, é uma empresa pública cujo o maior trunfo é não ter qualquer tipo de concorrência. Cem por cento pública, não faz qualquer sentido imaginar que ela não seja rentável ou que, ao menos não consiga se manter com desprendida autonomia. O que vem imediatamente como questão é exatamente saber se as razões para o fracasso histórico da Cagepa ser motivado por incompetência ou intencionalidade de sucateamento para posterior privatização.

Acho que devemos considerar essa possibilidade, afinal existe um fantasma que ronda o nosso Estado e que tem por propósito fundamental, convertê-lo numa empresa de sociedade privada  para usufruto do capital público. O Estado doa a empresas privadas o direito de administrar os recursos públicos de toda e qualquer natureza e, no caso de privatização da Cagepa, seríamos obrigados a ver um bem de necessidade primordial ser capitalizado e convertido em objeto de lucro e da competitividade selvagem e cruel do capitalismo.

Devemos ficar alertas para os ataques ferrenhos que veem sofrendo um dos nossos maiores patrimônios, a Cagepa, afinal, assim como testemunhamos a privatização da saúde e as tentativas de privatização da Educação, também podemos estar diante do desenho, ainda obscuro, de uma privatização baseada em justificativas concretamente razoáveis, porém, intencionalmente produzidas ao longo de anos por uma mão invisível que governa o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica