sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Rio + 20 e a falsa luta pela preservação do meio ambiente

As vezes é difícil entrar em certos debates, mas é preciso ser ousado e meter o dedo na ferida. Considero que, ao menos em parte, essa luta das nações pela salvação do planeta é mentirosa e demagógica e não corresponde uma cobrança sobre quem realmente está promovendo a destruição do nosso lar.

Enquanto as Nações se reúnem no Rio para discutir a questão ambiental, o desenvolvimento sustentável, vivemos um momento onde acelera a produção de mercadorias descartáveis de todos os tipos e o incentivo a produção é cada vez maior em escala planetária. 

Ficam aí querendo culpar pequenos consumidores mundo afora, querem que a gente separe o lixo em casa (que é uma postura correta), mandam nos usar sacolas renováveis nos super mecardos mas... Produzem tanto lixo para que possamos consumir e fazem tanta publicidade sobre eles que acabamos entupidos de coisas descartáveis.

Veja o exemplo dos celulares, dos computadores, dos tablets. São coisas que se tornam descartáveis no mesmo ano que você compra. Algumas, já saem das lojas obsoletas. Vejam as televisões! LCD, Plasma, Let, nos últimos dois anos, simplesmente não serve mais a velha e pesada Televisão de 29 polegadas.

A minha tese é de que, se houver a digna decisão de se fabricar bens que durem pouco mais que uma década, como aliás o era a alguns anos, poderemos reduzir drasticamente o processo de depredação do nosso planeta e promover o desenvolvimento sustentável que tanto se fala. Mas, se a produção de mercadorias continuar sendo focada no lucro e no rápido processo de desgaste dos bens que deveriam ser duráveis não haverá esperança de mudança.

Enfim, o que está tornando nosso mundo insustentável é a busca louca pelo lucro constante e repetitivo baseado na criação constante de novas necessidade de consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica