domingo, 3 de junho de 2012

Não ataque as Pessoas, Ataque as Práticas

Muitas vezes tenho deixado de contribuir com certos debates somente porque a forma como o debate é posto é contra a pessoa e não contra uma prática. Não gosto dessa ideia de criticar e fazer política ofendendo pessoas. Claro que em alguns momentos isso precisa acontecer, mas não é bom quando esse ataque é contra a honra e a imagem da pessoa.

Por trás de pessoas que praticam corrupção existe muita gente que não merece ser maltratada, que deve ser respeitada e considerada. Além disso, algumas práticas imorais são tão comuns no Brasil que, em muitos casos os corruptos pensam que são honestos.

Sempre que possível, é bom evitar ofender as pessoas. Vejamos as práticas, vejamos o fato que precisa ser revelado e denunciado. Se conseguirmos deixar claro que determinada prática é imoral e inaceitável não vai precisar que eu ou você faça ataques deselegantes a pessoas.

Pense em Alcapone: ele era o bandido mais perseguido dos Estados Unidos mas na ótica dele ele apenas vendia alegria para as pessoas. Não devemos mexer com a honra das pessoas, não podemos baixar o nível do necessário debate sobre a corrupção e outras práticas imorais na nossa sociedade.

Reproduzir a violência da qual somos vítimas somente amplia o volume e a frequência da violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica