quarta-feira, 6 de junho de 2012

Por que as Pessoas usam Drogas?

Muita gente já estudou e escreveu sobre as motivações das pessoas para fazerem uso das drogas. E, quando falo DROGAS, estou me referindo a todo e qualquer tipo de droga, independente de serem lícitas ou ilícitas. Toda droga que a pessoa usa para promover uma alteração no seu estado mental: é dessa que estou falando.

Falam de fatores de risco, fatores de proteção. Destacam as relações familiares, econômicas, sociais e, no final acabam deixando claro que qualquer pessoa está sujeita ao uso de drogas. Assim, não é possível estabelecer um padrão para dizer se essa ou aquela pessoa está mais ou menos propensa a usar drogas.

Claro que podem existir drogas que sejam mais ou menos usadas por determinados grupos de pessoas: por exemplo: o Crack é uma droga que vem sendo muito usada por essas bandas pela população de rua. Mas ainda não existem estudos que comprovem essa afirmação.

Se você já chegou até aqui, tenho uma surpresa pra você: entendo os motivos que as pessoas possuem para usar drogas e estou aguardando argumentos que me convençam do contrário. Não é uma coisa minha, peguei emprestado dos conceitos da Programação neurolínguísitica (PNL), específicamente em alguma fala de Lair Ribeiro, médico cardiologista especialista em assuntos motivacionais.

Eis a verdade dos fatos:

As pessoas tem, basicamente, apenas dois motivos para chegarem a usar drogas:

1) Em busca do Prazer.
2) Para evitar sofrimentos.

Para muitas pessoas encontrar prazer ou se livrar de determinados sofrimentos é algo muito difícil sem a adição de drogas ao seu organismo. Em razão dessa dificuldade, elas conseguem rapidamente seu alívio (ainda que temporário) usando essa ou aquela droga.

Poderia falar mais, porém vou esperar o debate pra podermos conversar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica