quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Privatização faz mal a democracia

Democracia Política
Não são poucos os exemplos que comprovam a tese de que a privatização faz mal a democracia. Talvez o mais famosos deles seja o estrondoso sucesso do Livro "Privataria Tucana". Mas existe muito mais promiscuidades na relação público/privado e com muito mais sutilezas do que se possa imaginar.

Organizações Sociais, Organizações Não-Governamentais, empresas prestadoras de serviço e fornecedoras de produtos dos mais diversos podem promover uma certa promiscuidade na administração do serviço público que, independe das relações de amizade ou das afinidades de parentesco, criam certos favorecimentos que quebram toda e qualquer possibilidade de efetivo exercício democrático.

A privatização dos serviços públicos quebra a democracia porque coloca nas mãos de interesses privados restritos as decisões que deveriam caber ao cidadão de forma mais ampla.

Hoje, as privatizações, terceirizações e as pactuações são uma nova modalidade de clientelismo político, de curral eleitoral e de cooptação e manipulação de sufrágio.

Quem preza e defende a verdadeira democracia luta de forma intransigente contra esse estupro com a natureza pública do Estado que é a privatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica