sábado, 9 de junho de 2012

Psicopatas e Sociopatas: Assim se comportam alguns políticos

Caros amigos e amigas, tive algumas conversas sobre psicopatia e não pude de fazer uma reflexão e uma ponte com o comportamento de muitos políticos e também de alguns grupos de pessoas que, ou são empresárias ou são cidadãos que simplesmente não resistem em tirar proveito do Estado e do patrimônio público. Se você for até as últimas linhas dessa postagem, você verá que de algum modo tenho razão.

O CENTRO DA REFLEXÃO QUE ESPERO QUE VOCÊ FAÇA ESTÁ NA CORRUPÇÃO QUE, QUANDO PRATICADA, GERA MALES INCALCULÁVEIS NA VIDAS DE MILHÕES DE PESSOAS. 

MUITOS CIDADÃOS  SOFREM, FICAM SE ESCOLA E SEM  SAÚDE;  MORREM POR CONTA DA CORRUPÇÃO. DIRIA QUE É UMA FORMA PERVERSA E TERRIVELMENTE CRUEL DE TORTURAR PESSOAS. 

MATAM O CIDADÃO AOS POUCOS PARA CONSTRUIR SEUS CASTELOS E AINDA FESTEJAM CADA ATO IMORAL QUE PRATICAM. ACHO, FRANCAMENTE, QUE ISSO É SIM UM TIPO DE PSICOPATIA.

A seguir, definição científica dessa doença retirado de Psicopatia e Sociopatia na Teoria Comportamental:

O conceito atual de psicopatia refere-se a um transtorno caracterizado por atos anti-sociais contínuos (sem ser sinônimo de criminalidade) e principalmente por uma inabilidade de seguir normas  sociais em muitos aspectos do desenvolvimento da adolescência e da vida adulta. Os portadores deste transtorno não apresentam quaisquer sinais de  anormalidade mental (alucinações, delírios, ansiedade excessiva, etc.) o que torna o reconhecimento desta condição muito difícil.

"Os aspectos essenciais do estudo do TPA (psicopatia ou sociopatia) são: um transtorno de natureza crônica que  se inicia como transtorno de conduta em torno de 15 anos e consolida-se como TPA aos 18 anos".  

Os portadores de TPA têm uma inteligência média e alguns são muito inteligentes. Usam principalmente os recursos verbais e são muito convincentes nas suas argumentações.  

Podem apresentar alterações no lobo frontal (a parte do cérebro que controla o relacionamento com as pessoas) e nos circuitos que controlam as emoções. Estas alterações fazem com que sejam agressivos, irritadiços, estabeleçam relações muito perturbadas, possuam ausência de empatia, ausência de remorso e culpa, apresentem promiscuidade sexual, impulsividade, irresponsabilidade, incapacidade de se responsabilizar por suas ações, mentam e manipulam com facilidade, apresentando um desembaraço e certo charme superficial em suas conquistas.  

Muitos cometem crimes violentos (a maioria não) e  são conhecidos os casos de matadores em série, terroristas e líderes do crime organizado.  

Nos últimos cinco anos, o psiquiatra Renato Oliveira realizou ressonância magnética em 279 pessoas com distúrbios neuropsiquiátricos. Através da ressonância magnética funcional, foi possível concluir que o cérebro de alguns indivíduos responde de forma diferente de uma pessoa normal quando levado a fazer julgamentos morais, que envolvem emoções sociais, como arrependimento, culpa e compaixão. Diferentes das emoções primárias, como o medo, que dividimos com os animais, as emoções sociais são mais sofisticadas, exclusivas dos humanos - têm a ver com nossa interação com os outros. Os resultados preliminares do estudo sugerem que os psicopatas têm muito pouca pena ou culpa, dois alicerces da capacidade de cooperação humana. Mas sentem desprezo e desejo de vingança. 'As imagens mostram que há pouca atividade nas estruturas cerebrais ligadas às emoções morais e às primárias e um aumento da atividade nos circuitos  cognitivos. Ou seja: os psicopatas comunitários, assim como os clássicos, funcionam com muita razão e pouca emoção', traduz Oliveira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica