quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Sofrimento Humano não Atrai a multidão

Tem coisas nessa vida que são difíceis de entender e também de explicar. Uma dessas coisas é o quanto a maioria das pessoas pouco se importa realmente com o sofrimento humano. Vamos! Observe realmente como em nossa volta tem tanta gente sofrendo! Nesse exato momento, quando nos dedicamos a aproveitar as benesses da vida virtual, milhares ou milhões de pessoas sofrem e muitas não possuem nem mesmo um lugar para dormir ou um jornal velho para se cobrir.

Por outro lado, milhões de pessoas, que não estão sofrendo por conta da pobreza ou da miséria extrema, simplesmente ignoram ou praticam uma caridade que, por ser mínima, nada muda na realidade e no contexto de sofrimento humano.

Somos bem mais motivados a assistir partidas de futebol, novelas, filmes engraçados ou desgraçados; e coisas do tipo que criam uma certa compensação mental para justificar que em plena era digital ainda tem muita gente por aí morrendo porque não consegue comer um simples prato com arroz e feijão e tomar um copo descente de água.

Claro que não temos muito a fazer quando na lógica da sociedade em que vivemos a culpa pela miséria é o próprio sujeito e as escolhas que ele fez na vida. Não existe na lógica da sociedade do capital a responsabilização da exploração do homem pelo homem e nem tão pouco um compromisso coletivo que esteja seriamente comprometido em promover a igualdade e a justiça social.

Felizmente, acredito que se tem acordado um grupo especial de pessoas que pensa diferente, que deseja mudar essa atitude blasé para que realmente possamos viver numa sociedade humana e não nesse contexto onde alguns tratam outros como animais ou até pior que isso, já temos muitos aminais bem mais tratados do que pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica