domingo, 17 de junho de 2012

Campanha Eleitoral ao Estilo Boa Noite Cinderela

Falemos a verdade. Neste ano em que ferve as paixões políticas é muito fácil propagar aos quatro cantos que esse ou aquele político é "o Cara". As centenas, talvez milhares de denuncias de corrupção envolvendo a maioria dos partidos políticos, os processos de cassação e as cassações e tantas outras irregularidades cometidas na administração da coisa pública parecem não ter qualquer importância.

Confesso que sempre acho difícil entender como pessoas que considero tão inteligentes são capazes de defender projetos políticos de candidatos de comportamentos tão suspeitos ou que claramente cometeram crimes contra o patrimônio público. Não consegui chegar a uma explicação definitiva, mas algumas pistas já aparecem no caminho.

Na infância sempre recebia conselhos com o dito popular: "Diga-me com quem andas que te direi quem és". E essa é uma resposta. Também a ingênuidade ou a crença de que todos são corruptos gera uma certa tolerância para com os criminosos da política.

Mas, acho que tem uma ferramenta que é a maior e mais poderosa de todas para fazer tantos cidadãos do bem votarem em projetos de pessoas e de partidos tão sujos. É o "boa noite Cinderela". E quem foi que nunca ouviu falar dessa estratégia de ladrões e estrupadores para dominar, abusar e roubar suas vítimas. Algumas vezes, pode até ser praticado por amigos e pessoas da nossa confiança.

O marketing político se utiliza com muita inteligência desse recurso chamado boa noite Cinderela. Ele serve para tornar as qualidades dos partidos e dos políticos (qualidades que muitas vezes não existem) em coisas tão grandes e tão maravilhosas que o povo não consegue enxergar o obvio de toda sacanagem que eles nos fazem.

Ao utilizar o "boa noite Cinderela" da política. O objetivo não é fazer dormir o cidadão, mas jogar algo em suas mentes que a torne incapaz de reagir a todas as sacanagens, falcatruas praticadas pelos agentes políticos partidários. E pra isso, o processo começa muito antes das eleições: campanhas publicitárias repetitivas nas diversas mídias, camisas de campanhas e programas de governo, cartazes, folders, revistinhas, informativos, coopatação de lideranças comunitárias e jornalistas são apenas alguns dos exemplos das substâncias utilizadas para fazer-nos beber do "boa noite Cinderela da Política". E, desse modo, muitos votam da forma mais alienada possível e com tanta paixão que, criticar seu candidato pode até gerar brigas e atos estremos de violência.

Você já tomou um "boa noite Cinderela"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica