sábado, 16 de junho de 2012

Economia Irresponsável essa do Brasil


Certamente não é de hoje que temos um padrão econômico irresponsável, mas fico preocupado quando vejo que no lugar de tentar mudar esse padrão, parece que estamos nos afundando ainda mais nele. Sem querer ir muito fundo no Debate, vou colocar a seguinte provocação: 

O Estado Nação e os Estados federativos deveriam ter suas despesas do tamanho das suas receitas e não viver de forma descontrolada em busca de constantes financiamentos para fazer obras e serviços que são necessidades reais porém longe da capacidade do poder econômico da população e da própria organização do Estado.

Alguém já comparou o momento em que vivemos a um embrião da "bolha imobiliária" que envergonhou os Estados Unidos e que quase quebra a economia de muitos países (mas, por aqui, foi só uma marola). Acredito realmente que estejamos correndo riscos reais de termos nossa bolha econômica.

Obras gigantescas como as financiadas pelo PAC, nada mais são que intervenções do governo para garantir um manto de estabilidade econômica e de geração de emprego que nada possuem de real. Muitos dos investimentos econômicos do Estado Brasileiro, são exatamente um esforço para injetar na economia o capital que a própria economia está sendo incapaz de gerar.

Nós, enquanto cidadãos, reproduzindo esse padrão irresponsável quando geramos despesas maiores que nossas receitas. Sabemos que mais cedo ou mais tarde, isso vai se tornar insuportável e vamos ter que escolher onde vamos dar o primeiro calote. Isso parece uma cascata, porque depois do primeiro calote, outros vem logo em seguida e é a maior quebradeira.

Quando temos nosso desenvolvimento econômico e social fundamentado no ciclo de empréstimos - pagamentos - empréstimos estamos na verdade investindo numa bolha que vai sim ter seus impactos a qualquer momento.

Por outro lado, o empréstimo para financiar obras públicas é uma forma de transferir para o mercado financeiro um importante volume de recursos públicos que, simplesmente servem para especulação no mercado de capitais. 

Ora, mas quando esses mercados quebram, somente o Estado é que serve para socorrê-los e ainda termos que continuar pagando a conta dos empréstimos com juros abusivos que fizemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica