domingo, 29 de abril de 2012

O Governo do Rei e a Propaganda Oficial: Compre Baton, compre Baton

O Marketing tem como objetivo influenciar a opinião pública sobre determinado produto e, no caso de um governo, a respeito de todas as ações que está realizando. Na Paraíba, estamos vivendo um momento especial onde a propaganda de governo se assemelha muito a propaganda político partidária que costumamos ver em horário eleitoral.

Você já deve ter assistido a uma das inserções da propaganda institucional e já pode ter sido influenciado por ela. O fato concreto é que estamos diante de um produto muito bem produzido e de alta qualidade! Impossível não ser convencido, caso sua única fonte de informação seja aquela apresentada com luzes piscando diante de sua televisão.

A principal característica dessa publicidade é o apelo emocional baseado em histórias individuais que bem poderiam representar uma realidade comum a muitos cidadãos mas, não é bem assim.   Num universo de quase quatro milhões de cidadãos não é impossível encontrar pessoas que tenham sido atendidas nos diversos serviços públicos com relativa satisfação. Isso não representa a totalidade.

Observem as imagens de hospitais, de escolas, de outros equipamentos públicos. Percebam que eles parecem ter sido preparados para aparecer na propaganda. Não duvide da propaganda! Apenas visite os serviços que estão sendo alvo da publicidade. Visite escolas, hospitais e outras repartições públicas. Talvez você seja proibido de entrar em algumas, mas se você conseguir transitar livremente dentro delas, verá o quão falaciosa é a propaganda de governo. Mas isso não é privilégio apenas do atual gestor! Apenas o nivela aos seus antecessores.

Parabéns ao marqueteiros do governo! Mas propaganda não enche os olhos de quem tem Massa Crítica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica