quinta-feira, 26 de abril de 2012

Não conte os livros que leio, conte os blogs e sites

Fonte: Literatortura
Considero uma cruel injustiça a divulgação de estatísticas que dizem que o povo brasileiro não ler livros o suficiente. Pois bem, isso pode ser verdade mas de maneira alguma é uma evidência de que o povo brasileiro não gosta de ler. Nós lemos e lemos muito!

Particularmente, visito de cinco a dez sites ou blogs diferentes por dia somente para me manter informado e por dentro das bombas que explodem todos os dias nesse país de gente honesta e político de currículo ilibado. Não dispenso jamais dar uma olhada atenta nos tantos encartes e revistas que nos chegam para comprar aquelas coisas que a gente nem precisa tanto.

Livros? Na verdade até gostaria de lê-los, mas eles não tem sido muito atraentes para mim, depois que descobri a capacidade de interação disponível nos sites e comunidades virtuais. É bem verdades que encontramos muitas mentiras por aqui, mas também a encontramos em muitos dos livros disponíveis por aí.

Acho que em duas ou seis horas que passo visitando sites, blogs e comunidades leio e produzo mais conhecimento do que se estivesse me esforçando para ler um livro que tira minha motivação nas dez primeiras páginas. Porque não me saltas aos olhos a interação com o autor ou com outros leitores.

Mas não sou adverso a leitura de bons livros. Claro que é bom se debruçar sobre uma leitura que nos encanta e nos envolve.

Enfim, sugiro que nas estatísticas de leitura do povo brasileiro incluam-se também as centenas de artigos, crônicas e dissertações que todos os dias lemos por meio das páginas virtuais da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica