segunda-feira, 28 de julho de 2014

O SILÊNCIO DAS RUAS E A FORÇA CAPILAR

Claro que devemos desconfiar de tudo que aparentemente está tranquilo. E, é exatamente assim que estão as ruas da Paraíba no atual momento de embate político. Natural que isso se desenhe nos primeiros dias de campanha e deve mudar ao longo dos dias e sobretudo nos dias próximos a hora da decisão. Mas isso de forma alguma significa que a política não esteja acontecendo e que seus protagonistas não estejam de foma ferrenha lutando para conquistar os votos do eleitorado.

Nos últimos dias, como servidor público, tenho visto as conversas de corredor de Fulano sendo chamado aqui e Sicrano sendo chamado ali para participar dessa ou daquela reunião. Claro que, dentro da máquina só tem coragem de falar, quem está apoiando o gestor de plantão mas a coisa tá quente.

As micro-reuniões dentro das comunidades e de instituições estão dando a nota dessa canção chamada eleições 2014 e, bem provável que perdure até o início do horário de propaganda na televisão e no rádio.

Quem conhece os principais candidatos sabe bem como eles atuam para persuadir e mobilizar suas bases: seja de ligações gentis, convocações, constrangimentos e até a compra de cabos eleitorais tornam as pessoas cada vez mais simpáticas ou não a esse ou aquele projeto político. Mas, não dá pra comprar 100% do eleitorado e, no fim, a determinação do resultado é uma dúvida suprema.

Arrisco-me a dizer que essa será a eleição dos capilares. É a conversa de pé de orelha que vai decidir o fim. Diante da ciência de que as estratégias de um já é conhecida e está baseada na manipulação de quem não pode reclamar; e a de outros é mostrar-se como líder carismático. Resta apenas esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica