sábado, 2 de agosto de 2014

O Discurso Político e a Pedra Filosofal

Durante a Idade Média o sonho dos alquimistas era conseguir criar ou encontrar uma tal de "Pedra filosofal" mas, infelizmente eles não viveram o suficiente para perceber que ela só existiria efetivamente na política. No Brasil, Fernando Henrique e Lula se tornaram, nesta ordem, os proprietários da Pedra tão cobiçada. O primeiro que conseguiu a reeleição ainda que tenha tido que convencer o Brasil que as coisas estavam ruins mas que era um mal necessário. E, Lula! Ele foi além pois, se reelegeu e ainda fez sua sucessora.

No fim de tudo o que se percebe é que alguns políticos possuem essa pedra filosofal e são capazes de "transformar" qualquer lixo num espetáculo para a vista e para os ouvidos! Com essa pedra eles, independente dos desgastes promovidos pelos seus críticos assumem ares de imortais e imbatíveis e, para a mente preparada, sempre fica a pergunta: porque será que esse figura continua com todo esse poder?

Mas tal qual a pedra filosofal, também é um mito o que os políticos fazem em seus discursos de realizações e de coisas espetaculares. Mas se encontra um público sedente por esperança que, com a maior facilidade, se engana com esses alquimistas cínicos e propagadores de inverdades por ondem passam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica