segunda-feira, 16 de junho de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA ACIMA DA POLÍTICA?

DILMINHA! Discordo completamente de sua afirmativa porque, quando o assunto é cidadania, nada, absolutamente nada, pode estar acima da política.

Algumas coisas são muito interessantes de se ouvir e de se ver. Certamente que assistir a chefe do Estado Brasileiro ser vaiada e xingada num afinado grito coletivo não é novidade na história da humanidade porém, ouvir coisas do tipo "O futebol está acima da política chega a ser um insulto bem maior que o dito pela que Arena de indignados ainda que não seja "tão educado".

Será mesmo que o futebol está acima da política? Claro que não! Acreditar nisso é o mesmo que acreditar em Papai Noel e em contos de fada: pode até ser bonito e encantador, mas é pura ilusão. Pensemos então na realidade. Ouso dizer que, no nosso caso, o futebol está pervertendo a política.

O Governo Brasileiro e a Fifa tiveram que aprovar uma lei no Congresso Nacional chamada: "Lei Geral da Copa" essa tal foi recheada de debates políticos e, em alguns casos chegou a anular leis brasileiras como é o caso da proibição de consumo de bebidas alcoólicas nos estádios que, para satisfazer as parcerias comerciais da Fifa, liberou o consumo nos estádios da Copa.

Por outro lado, também os investimentos feitos para que a Copa fosse uma realidade em nosso país, tiveram que sacar do bolso do contribuinte alguns bilhões de reais que poderiam ter sido investidos em SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA. Mas não foram. Estão investidos em Arenas espetaculares que terão como cunho social gerar lucros para empresas brasileiras e multinacionais.

Também não dá para desprezar o desvio das nossas forças de segurança (escassas) para fazer a proteção das seleções de futebol, chefes de Estado e dos Espaços onde os jogos se realizam. Acho que, ladrões e outros criminosos estão aproveitando bem esse período para cometer suas práticas profissionais ilícitas sem tanta preocupação. Quem precisa se preocupar é quem faz parte das lutas sociais e que quer ir às ruas protestar.

Também não é a toa que, o governo - e qualquer governo - tenta capitalizar o sucesso desse evento para conquistar votos nas próximas eleições. Há, inclusive quem diga que, o sucesso do PT nas eleições depende do sucesso da Copa.

Seleção Brasileira tem tudo a ver com política, futebol tem tudo a ver com política e como tão também tem a ver com corrupção, abuso de poder econômico, clientelismo político e alienação das massas pouco críticas.

BRASIL! MOSTRA TUA CARA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica