domingo, 22 de junho de 2014

O SUCESSO DA COPA OU O FRACASSO DA MORALIDADE?

Governistas e apaixonados do futebol já festejam o aparente sucesso da Copa Mundial que acontece no Brasil. Será que é isso mesmo? Será que o governo acertou em ignorar as manifestações das ruas, sobretudo, aquelas ocorridas em junho de 2013? Acho que o fato determinante é que o governo do PT amarga índices de rejeição nunca antes vistos e Dilma entrou pro rol dos chefes de Estado que tiveram a honrosa alegria de ser vaiada num estádio lotado e em rede mundial. Sem contar o tratamento jocoso que carinhosamente ecoou numa jornada interplanetária.

A bem da verdade estou acreditando que existe um risco de sucesso para essa Copa de Estádios maquiados com paredes de papelão, tetos de tecido e murais de propaganda para esconder obras inacabadas. 

O sucesso da Copa Mundial que acontece nessa nessa terra pode expressar bem mais que a competência dos governantes em preparar a estrutura necessária para o evento. Pode e está revelando que a moral e a ética são elementos secundários ante a linda magia do futebol e o encantamento nosso por essa arte.

Essa Copa criou uma coisinha chamada Regime Diferenciado de Contratação que, a grosso modo, libera o governo para contratar quem queira para realizar obras milionárias como a da construção dos Estádios. O legal é que esse será mais um dos "legados" da copa: agora o RDC poderá ser usado para realização de outros contratos a exemplo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lamentável que ante o sonho do brasileiro de que sediar uma Copa do Mundo e da possibilidade de ser Campeã... tenhamos que perceber que a vitória do cinismo e da corrupção já estão garantidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica