sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Detran da Paraíba é jurássico

Antes de mais nada, devemos parabenizar pelo eficiente sistema de cobrança de multas. Em seguida, cabe destacar o quão jurássico é o Detran/PB. Diante dos dois mil e quinhentos premiados com a habilitação "grátis" resta a lentidão de um sistema lento e até frustrante de avaliação dos novos condutores. Vamos a realidade.

O Detran da Paraíba, extinguiu a realização de provas teóricas escritas e somente pode ser feita a prova por meio digital(Por lei, deveriam ser oferecidas as duas opções para o candidato a uma habilitação). O grande problema é que o jurássico sistema só é capaz de fazer prova com dez pessoas por vez  e isso é claro que cria um problema sério, sobretudo para os pobres candidatos a uma Carteira de Habilitação.

Pra termos uma noção da quão grave é essa realidade, basta fazer um cálculo simples: Numa manhã, com o atual número de computadores disponíveis para realizar a prova teórica, apenas 40 pessoas fazem o exame (dez, por vez); durante um dia apenas 80 pessoas fariam. Se fossem 40 computadores disponíveis, numa manhã teríamos 160 pessoas fazendo a prova e um total de 320 somente num dia. Quase o que hoje se leva toda uma semana para acontecer!

Detalhe: para compensar essa deficiência, são distribuídas cotas de números de provas para as auto escolas que, dentro de suas programações individuais podem formar até 150 pessoas por semana para a prova teórica ou mais. Porém, seus alunos podem passar até mais que um mês depois de concluídas as aulas teóricas no Centro de Formação, aguardando para fazerem a prova no Detran.

A tão criticada indústria de multas não consegue formar em tempo satisfatório novos condutores, talvez, estejam cansados de ter tanta gente pra multar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica