domingo, 22 de julho de 2012

Saúde de Pernambuco é uma privataria Socialista

A Saúde de Pernambuco também está a passos largos rumo a privatização. Lá não tem Cruz Vermelha mas tem sua Organização Social(O.S.) de estimação também e com vínculos perigosamente familiares.

Acontece que a O.S. Escolhida para promover a privatização ou a mal-dita "gestão pactuada" e a IMIPE fundada pelo falecido Fernando Figueira que teve como um de seus ilustres presidentes, o próprio filho, Antonio Carlos Figueira.

Acontece que o Sr. Antonio Carlos Figueira se desligou da IMIPE e hoje é Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco e por mero acaso do destino a empresa que está de vento em popa privatizando a Saúde de Pernambuco é justamente a Empresa do Filho de Fernando Figueira que foi o Fundador da referida O.S. e que teve como presidente o seu filho Antonio Carlos.

O fato que chama nossa atenção é que a IMIPE é a empresa contratada pelo governo de Pernambuco para promover a gestão de várias unidades de saúde em Pernambuco, entre elas, UPAs, Hospital Miguel Arraes, Pelopedas da Figueira e Helder Camara.

Agora, não que haja nada de ilegal nesse contexto, mas o filho do falecido dono de uma O.S. ser Secretário de Saúde, e antes ter conseguido tantos contratos livres de licitação com o governo de Pernambuco é, no mínimo, estranho.

Não quero julgar, não quero condenar. É fato a forma cínica e perniciosa como vem se fazendo a privatização do patrimônio público e, sobretudo, da saúde e, em muitos casos de forma doméstica, familiar. Chamar o superintendente de uma empresa privada que presta serviço ao Estado para ser Secretário de Saúde é algo reprovável no que se refere a ética e a moralidade.

O grande problema é que as leis brasileiras permitem que tal promiscuidade aconteça de forma tranquila e sem desesperos. Basta, declarar e oficializar a desvinculação de uma empresa que presta serviço pro Estado  para poder fazer parte de um governo e continuar mantendo relações comerciais com o Estado. Relações essas, extremamente lucrativas, diga-se de passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica