segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Praça como Espaço de Transformação Social e de Luta

Amigos e Amigas,

As reflexões a seguir não tem um caráter científico e por isso, não foram meticulosamente pesquisados, representam apenas a visão desse jovem e inesperiente blogueiro. A praça como espaço de Transformação social não é apenas uma possibilidade no tempo em que vivemos, mas sim uma realidade histórica. Mas o contrário também é verdadeiro, a praça pode se tornar num espaço de domesticação e de controle social das possibilidades de revolução latentes nos cidadãos que ocupam qualquer metrópole.

Temos exemplos históricos e exemplos presentes, recomendo a leitura de do Artigo "O papel da Praça Pública, da Colónia ao Brasil Moderno" e também um artigo interessante sobre as revoluções árabes pra vermos um pouco do que representa a Praça. 

Não obstante a diversidade de usos e a própria funcionalidade urbana da praça, no Brasil a Praça ganhou um significado simbólico importante quando, em Brasília se formou a chamada "Praça dos Três Poderes". Contendo o Legislativo, judiciário e Executivo nela restou o espaço vazio e sem árvores para que os verdadeiros donos do Poder, O POVO", quando desejasse o ocupasse.

Assim, o único e verdadeiro poder, que é o do povo, tem na Praça o seu lugar de concentração e de mobilização direta. Na praça lateja a vontade das mentes jovens e velhas; mas, acima de tudo, reverbera o verdadeiro coração de que deseja ver a alegria e a realização de um projeto de sociedade no qual nós sejamos considerados não apenas como eleitores, mas como protagonistas das mudanças que queremos ver.

Temos a nossa Praça dos Três Poderes e também temos o compromisso político e social de decidir se devemos ou não interferir nas decisões tomadas pelos que se dizem nossos representantes. Acender 4 velas, pode até parecer engraçado ou constrangedor, mas representa 4 almas que, independente das circunstâncias, estiveram num ato de protesto e de desejo de mudar a realidade que hoje vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica