quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Os 40 ladrões, assassinos e a ação das Polícias da Paraíba

Hoje acordamos com boas notícias nas Páginas Policiais do Estado da Paraíba! Devemos comemorar esse momento e parabenizar o trabalho comprometido e sério de nossas polícias que, com um déficit de quase 50% consegue ainda fazer algumas boas ações, ainda que maltratada e humilhada pelo governo do PSB.

São mais de 40 BANDIDOS e ASSASSINOS que foram pegos com a "boca na butija" e apesar de não haver tantas novidades nos currículos desses, é muito bom ver que, finalmente, o governo dos 40 anos em 4 conseguiu mostrar algum serviço em benefício da segurança pública de nosso Estado.

Considero um tanto macabro a investigação de casos de assassinos que estão na ativa, afinal suponho que tenha sido preciso assistir alguns homicídios pelo celular durante as investigações e até mesmo saber de alguns agendamentos de assassinatos ou torturas sem nada fazer para garantir o sucesso da operação. Mas se trata de trabalho de inteligência e que tem lá suas próprias regras e necessidades.

Agora vamos tratar do ponto crítico: é necessário que se faça sempre ações desse tipo e que se possa pegar e botar na cadeia todos os que articulam crimes nas suas diversas formas, todavia, considero primordial ir além do policiamento pós-crime e atuar fortemente na prevenção de crimes.

Até mesmo porque, na lógica dos crimes envolvendo o tráfico de drogas o que acontece após ações como as que aconteceram agora é que a vantagem vai para as quadrilhas rivais e não para a sociedade. É como se o Estado fizesse um favorzinho pra os membros da outra facção.

Assim, investir no policiamento ostensivo, na ampliação do efetivo policial, das ações de sensibilização e pacificação das comunidades; fazer forte trabalho de investimento em atividades educativas baseadas na cultura de paz podem, no conjunto, evitar que milhares de vidas sejam ceifadas e que precisemos criar mais presídios ou enviar para outros estados os presos da Paraíba.

Enfim, parabéns ao policiamento de guerra! Agora, vamos tratar de fazer mais ações que evitem que elas sejam necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica