terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fecha-se a Escola Municipal Santa Emília de Rodat

Que dor Mais profunda pode haver para a nossa identidade estudantil que perder a marca no tempo daquilo que tanto nos emocionou? Sei que na vida sempre estaremos a perder coisas. Mas nem sempre essa é nossa única opção.

A PMJP vai fechar uma escola... EMEF Santa Emília de Rodat... Vei assim de supetão!!!! Não se tinha notícia de que isso poderia acontecer... apenas agora, como de uma paulada vem a notícia... Sob o discurso que é pra melhorar a qualidade da educação, fica implícito que o problema da referida escola é que não estava havendo qualidade... "De acordo com a Sedec, as mudanças  tem como objetivo garantir uma melhor acolhida e qualidade de ensino aos estudantes atendidos pela PMJP" diz a notícia no site da PMJP.

Lamentamos que a prática para resolver alguns problemas, para o coletivo, seja eliminar instituições e em alguns casos, neutralizar pessoas... Falam as línguas mais chegadas, que o caso é que lá haviam muitos problemas de relacionamento e a verdade é que o motivo fundamental seria esse. Não sei! Estou longe e só escuto alguns ruidos.

Mas na qualidade de provocador, segue mais algumas coisas que precisam ser pensadas: A Educação de Jovens e Adultos anda aos trancos e barrancos: a evasão o esvasiamento, o baixíssimo número de alunos matriculados frequentando as aulas seria um bom motivo pra que várias escolas de João Pessoa tivessem o turno noturno fechado... Mas não se fecha!!!! Sabes por quê? Já imaginou quantas pessoas ficariam sem contratos, ou teriam que arrumar outras escolas para trabalhar? Também deve existir uma motivação social, afinal a escola precisa estar perto do aluno, e não importa se são cem ou se são mil, o que importa é garantir o acesso a esse direito fundamental.

Todavia, mais uma vez, a gestão democrática dos Girassóis, fecha uma escola. Ainda existe a esperança que num futuro próximo ela seja reerguida e, com novos atores, volte a ser inaugurada... Vamos esperar.

Mas fica uma última questão: se sobram vagas em outras escolas do Cristo/Rangel, por que então se levanta a possibilidade de no futuro abrir uma nova escola? O Fato é que nas escolas do Cristo e do Rangel (como na maioria das escolas de JP) duvido que esteja com falta de alunos. Com raras excessões, as escolas estão no seu limite com 30, 35, 40 ou até mais alunos nas salas de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica