sábado, 12 de novembro de 2011

A Corrupção e o Espírito Republicano

Um dos fatores motivadores para o fim da monarquia no Brasil foi o descontentamento com as práticas de corrupção. Estamos prestes a celebrar a proclamação da República e o Brasil inteiro e mais medonhamente nosso Estado (Paraíba) está mergulhado em Escândalos de corrupção que nenhum rei sonhou...

Hoje então vivemos um dilema central: Nossa República não está servindo, e talvez jamais tenha servido, para impedir a prática descarada da corrupção. Hoje, a micro e a macro corrupção são quase que consideradas como algo inerente a própria natureza do Estado brasileiro e da qual não se pode nada fazer.

O Espírito Republicano não é algo que estejamos exercitando no nosso dia a dia. Não para combater a Praga da Corrupção. Temos que nos apropriar em toda plenitude do Espírito Republicano! Não dá pra ficar pensando que ser Republicano é apertar a tecla confirma depois de escolher um corrupto pra nos representar.

Vamos viver e desejar viver um espírito republicano que a cada dia, a cada hora do dia, cobra dos nossos representantes posturas éticas e honestas capazes de fazer os recursos públicos alcancarem o seu fim que é o próprio público.

Não podemos ser parcimoniosos, perdoar corruptos já condenados ou mesmos os que, pelas evidências incontestáveis, não resta qualquer dúvida de que sejam corruptos. Vamos acabar com essa prática de gente sem caráter que pouco se importa com a corrupção porque amanhã poderá está lá fazendo os mesmos roubos que hoje condena mas não recusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica