sexta-feira, 2 de março de 2012

Manaíra Drugs Shopping - A visão de um governo sobre as Drogas

Você deverá meditar muito sobre essa novidade: o Governo da Paraíba vai disponibilizar um espaço para atenção de dependentes químicos dentro do Shopping Manaíra. Ora! Isso é genial e deve ter seguido critérios científicos e técnicos muito precisos. Afinal, é neste shopping que são abrigados os maiores e mais importantes usuários de drogas de toda Paraíba.

Não quero ser injusto, nem precipitar qualquer debate desagradável, mas, confesso que parece ser apenas mais um trem da alegria para realização de contratos "emergênciais" para atender necessidades de relevante interesse público.

Vou ser um pouco mais específico com o Sr. Governador Ricardo Coutinho e dizer o que ele deveria realmente fazer, se é que tem interesse em atender e cuidar dos usuários de drogas, promover a política de prevenção, tratamento e redução de danos.

Aproveite o Espaço de uma das quase 200 escolas fechadas para abrir esse centro. Mas se isso não for viável, utilize a estrutura hospitalar existente. Mas, senhor governador, se não quiser, faça um investimento realmente estruturante e providencie a construção de um centro especializado na prevenção, tratamento e recuperação de dependentes químicos. E mais...

Fortaleça as ações de prevenção em parceria com os municípios: qualificando profissionais das unidades básicas de saúde, dos hospitais, dos centros de referência em saúde e em assistência social; Abra unidades de orientação e de tratamento para usuários e famílias nos dois maiores hospitais da Paraíba: Trauma de João Pessoa e de Campina Grande e, amplie a estrutura do CAPS do Estado e também a sua equipe e ofereça mais leitos e atendimento ambulatorial. Firme parceiras para ampliar os consultórios de rua e faça concurso para contratação de agentes redutores de danos para atuarem dentro dos lugares onde estão os usuários de drogas.

Francamente! Posso ser leigo, mas não dá pra acreditar que a genialidade do governo em relação a política de combate as drogas acha que é realmente estratégico abrir um centro de tratamento dentro do Shopping Manaíra!  Que droga de Escola é essa? É pra receber alguns gatos pingados mas não é pra atender as comunidades que realmente precisam de apoio e ajuda no que se refere ao uso abuso de drogas....

Mas, senhor usuário, caso você consiga chegar ao atendimento realizado dentro do shopping Manaíra, não esqueça de passar pela praça da alimentação e treinar sua capacidade de controle e sentar por dez ou vinte minutos numa daquelas mesas e ver tanta gente feliz tomando sua cervejinha e comendo seu tira-gosto e, é claro, festejando em tantas lojas, o privilégio de ser um dependente crônico de uma sociedade consumista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica