domingo, 17 de novembro de 2013

Petralhas, tucanalhas, picaretas e o mito da caverna

Platão quando criou o "Mito da Caverna" certamente estava pensando na multidão de pobres mortais que insistem em se manter presos ao mundo que foi idealizado mas que não é real. A ousadia está justamente em fugir desse paradigma para poder então descobrir a verdade. Ao que tudo parece ainda vivenciamos uma forma de "mito da caverna" dessa vez as imagens projetadas são produzidas pelas mídias, pelos políticos e por todos aqueles que tem poder de influência.
 
Ao perceber as intermináveis disputas entre os dois mais poderosos grupos políticos do Brasil fica fácil perceber o quão atolados estamos nessa caverna. De um lado, o governo do PT e seus aliados e, dou outro, com hegemonia entre as oposições, o PSDB e seu aliados. Ambos atolados em escândalos de todas as ordens mas que, porém, conseguem mobilizar a simpatia das massas como se, para cada lado, ambos fossem santos!
 
Recomendo
A realidade é que em ambos os lados, estamos vendo uma ruma de picaretas e canalhas que, tal qual uma quadrilha muito bem organizada estão sempre defendendo seus corruptos. Não dá pra dizer que todos são corruptos! Porém, a parcimônia de todos é algo vergonhoso.
 
PT, PSDB e outros que estão ali, amontoados com eles não são opção para um país que se deseja moralmente capaz e que não seja uma vergonha para o mundo. Estes dois grupos políticos, sobretudo, representam o que existe de mais sacana na política brasileira. Apesar de serem simpáticos aos olhos de grandes massas, são tão desprezíveis quanto os dejetos que naturalmente descem esgoto a baixo.
 
Não podemos dizer que se trata de partidos onde a corrupção é generalizada mas o fato verdadeiro é que existe uma  multidão de omissos que não resistem em nenhum momento em estarem criando imagens falsas para iludir aqueles que parecem gostar de estarem na caverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica