sábado, 16 de fevereiro de 2013

Imprensa: Calada e prostituída


É certo que não há nenhuma novidade. A imprensa tem um produto e é a partir da venda desse produto que ela sobrevive. Num sentido amplo, quem faz a imprensa é livre e está sempre em busca da verdade. Nada além da verdade. Mas isso é utópico e, para quem precisa de um ganha pão, até irracional. Assim, fica fácil saber o por quê a imprensa ficar, em muitos momentos calada. É porque ela está prostituída.

O ânimo para acessar os sites de notícias da Paraíba, para mim estão quase em zero. Alguns poucos ainda me estimulam, porém, os maiores, nada estão acrescentando. Hoje, quando preciso de informações, procuro logo os sites dos governos, pois, em muitos sites de notícia, o que tenho visto são verdadeiros papagaios.

Em alguns, são papagaios desse ou daquele político ou gestor público; do outro, são serviçais do governo cumprindo suas tarefas (muito bem remuneradas) de manter a ideologia do governante na cabeça das pessoas e torná-las dóceis e fáceis de manipular.

Nesse processo, o processo da imprensa pelega é exatamente amplificar as pequenas e insignificantes verdades do governo como se fossem ações amplas, de grande alcance social mas, não são. A imprensa prostituída sabe muito bem que não precisa dizer tudo, basta dizer o que vai conduzir as pessoas a amar ou odiar um governante. Neste momento, estão colocando doces de um governo amargo, para que ele, assim como um supositório seja, considerado necessário, ainda que odiado.

Mas, ainda resta esperança! Nem toda imprensa é Calada e prostituída. Recomendem aos amigos e a esse humilde blogueiro sites de notícias que sejam livres e que façam a defesa intransigente dos interesses da população e sem ser bajuladora de qualquer governo que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica