segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Precisamos de uma faxina eleitoral no Brasil

Todo Jumento precisa de cabresto
Caros amigos e amigas, todos nós testemunhamos com entusiasmo - alguns nem tanto - o processo eleitoral brasileiro. Muitos festejaram suas vitórias muito mais do que festejaram suas próprias vidas. Ainda temos o segundo turno para muitas capitais e cidades metrópoles. Mas o que me preocupa é ver que o eleitor brasileiro está com um senso crítico muito tolerante a corrupção e safadeza dos políticos.

Ver que nos últimos 30 anos não houve mudança significativa no perfil dos partidos que sempre estão a frente nas pesquisas e no resultado das urnas é um indicativo disso. Partidos como o PSDB, PT, PMDB, DEM e outros partidos que foram retocados demonstra que estamos realmente precisando de uma faxina eleitoral.

É isso mesmo! precisa-se fazer uma limpeza nas mentes de nós eleitores que, quer queira quer não, estamos consolidando lideranças que em nada ou em muito pouco merecem o nosso respeito e o nosso voto. Enquanto na Europa, partidos de esquerda já vem tomando destaque nas grandes mobilizações, no Brasil, continuamos com uma tendência conservadora absurda que simplesmente, despreza partidos como o PSTU e PCO, sem contar do meio que de centro PSOL.

Porém, o fato de nos permitirmos eleger conservadores e políticos com a ficha suja ou aliados de fichas sujas, não nos tira o poder de exercer nossa cidadania e fiscalizar, cobrar, manter o controle social da prática dos que assumem cargos eletivos. Afinal, eles não receberam uma carta em branco por nós assinadas. Eles tem o dever moral e político de prestar contas de suas ações seja no executivo, seja no legislativo, ou mesmo em cargos de confiança como os de secretários de governo.

E não devemos esperar que eles nos venham nos fins de ano, com prestações de conta de seus mandatos. Queremos que antes de votarem ou defenderem qualquer matéria, compartilhem com suas bases eleitorais e com os cidadãos em geral e aceitem suas opiniões ao invés de apenas venderem seus votos para grupos econômicos ou governantes corruptos.

Precisamos fazer uma faxina eleitoral no Brasil e para não perdermos mais tempo, devemos começar a manter um maior controle das ações dos eleitos e não permitir que eles usem o mantado como um cheque em branco dado pelo eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Sua Crítica